quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

TeCnOloGiAs IsTo, TeCNoLogIsAs AqUiLo!!!


Tecnologias !!!!

Tecnologia isto, tecnologia aquilo, mas afinal o que é a tecnologia? Será que sempre todos acreditaram nas novas tecnologias? Estas são algumas questões que vou tentar responder neste post.

Numa pequena pesquisa efectuada numa das maiores enciclopédias online www.wikipedia.org pude encontrar umas pequenas noções de tecnologia.

Tecnologia do grego τεχνη — "ofício" e λογια — "estudo",é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.
Dependendo do contexto, a tecnologia pode ser:
  • As ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver problemas;
  • As técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas, e processos usados para resolver problemas ou ao menos facilitar a solução dos mesmos;
  • Um método ou processo de construção e trabalho (tal como a tecnologia de manufactura, a tecnologia de infra-estrutura ou a tecnologia espacial);
  • A aplicação de recursos para a resolução de problemas;
  • O termo tecnologia também pode ser usado para descrever o nível de conhecimento científico, matemático e técnico de uma determinada cultura;
  • Na economia, a tecnologia é o estado actual de nosso conhecimento de como combinar recursos para produzir produtos desejados
Como podem ler anteriormente a tecnologia pode ser utilizada de várias formas, em vários contextos.
Muito do que sabemos hoje, devemos uma parte à tecnologia.

A evolução das tecnologias tem sido feita gradualmente, e como é normal nem todos os produtos têm sido um sucesso. Mas não foi o caso da Internet, dos computadores, dos automoveis, da aviação e outros.
Vou agora dar alguns exemplos de previsões furadas da história da tecnologia, em que diversas pessoas não davam futuro nenhum a algumas coisas que hoje já tomamos como indispensáveis no nosso dia-a-dia.

Computadores

"Não há razão para que alguém queira ter um computador em casa".
Ken Olson, presidente e fundador da Digital Equipment Corp. (DEC), fabricante de computadores mainframe computers, discutindo os computadores pessoais, em 1977.

Internet

"Não há praticamente nenhuma chance dos satélites espaciais de comunicação serem usados para prover melhores serviços de telefone, telégrafo, televisão ou rádio dentro dos Estados Unidos".
T. Craven, membro do conselho da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos, em 1961 (o primeiro satélite comercial de comunicações entrou em serviço em 1965).

Telefone

"É uma grande invenção, mas de qualquer forma, quem iria usar isso?"
Rutherford B. Hayes, presidente norte-americano, depois da demonstração do telefone de Alexander Bell, em 1876.

Televisão

"A televisão não vai durar porque, logo, as pessoas irão ficar cansadas de olhar para uma caixa de madeira todas as noites".
Darryl Zanuck, produtor de cinema da 20th Century Fox, em 1946.

Automóveis

"O cavalo está aqui para ficar, mas o automóvel é apenas uma novidade, uma moda".
Presidente do banco de Michigan alertando o advogado de Henry Ford para não investir na montadora, em 1903.

Aviação

"O homem não irá voar em 50 anos".
Wilbur Wright, pioneiro da aviação, ao irmão Orville, depois de uma tentativa fracassada de voar, em 1901 (os dois norte-americanos obtiveram sucesso em 1903).

Estas são algumas das muitas previsões que falharam, estas foram retiradas do site http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI949109-EI4799,00.html, onde puderam ser lidos outras ante visões.

Boas leituras