terça-feira, 15 de maio de 2007

____Interface____



Neste longo processo que temos percorrido ao longo da elaboração da nossa aplicação multimédia por muitas vezes ouvimos falar do conceito Interface. Através de uma pesquisa na Internet encontrei uma definição fácil e explicativa:

“Quando alguém utiliza uma ferramenta, ou acede e interage com um sistema, costuma existir "algo" entre o próprio e o objecto de interacção.
Num automóvel, o "algo" podem ser os pedais o quadro de mandos, etc.

Num elevador os botões. Num computador consiste no teclado, no ecrã, o rato e o resto de periféricos.


Este "algo" informa-nos sobre as acções que são possíveis, o estado actual do objecto e as mudanças produzidas e permite-nos ainda actuar sob o sistema ou a ferramenta.É isto o que chama-se a interface, que é ao mesmo tempo um limite e um espaço comum entre ambas as partes.


No caso de produtos informáticos, a interface não é só o programa ou o que se vê no ecrã. Desde o momento em que o utilizador abre a caixa, começa interagir com o produto e portanto, começa a sua experiência.


Às vezes, temos que ter em conta elementos que no sentido estrito, não pertencem ao nosso produto, por exemplo, a configuração prévia à instalação. Para o utilizador não é realmente o mais importante.


Aulas cada vez mais Chatas!!?? de quem é a culpa?

Uma aula pode em muito ser influenciada pela estratégia utilizada pelo professor. Nos dia de hoje, cada vez é mais difícil captar atenção dos alunos e mantê-los interessados na matéria.
As principais estratégias de ensino aprendizagem utilizadas pelos professores de hoje em dia são:


Exposição
Demonstração
Discussão
Aprendizagem cooperativa
Resolução de Problemas
Simulação
Tutorial

Poderemos afirmar que a maioria dos professores de hoje utilização apenas o método expositivo, dispensando a utilização de outros matérias e outros meios.

Vendo assim, torna-se normal que cada vez se ouçam mais queixas relativas, amaneira como os professores hoje em dia dão as suas aulas.

O que poderemos fazer para mudar esta situação?
Será que apostar mais na formação dos professores será uma solução?

Será suficiente?

Quandary

O Progrma Quandary permite criar exercícios de escolha múltipla: é dada uma situação com várias hipóteses de escolha e, optando-se por uma, é apresentado o resultado, tendo este também várias opções de escolha.
Baseia-se no trabalho em pontos de decisão.
Em
http://www.fpce.ul.pt/pessoal/ulfpcost/mestra/alunos/quandary/apresenta%E7%E3o%20html.htm poderão ver um breve tuturial sobre o programa onde encontrarão conceitos básicos, passos e a maneira de trabalhar com o programa.
Depois desta breve a presentação deixo-vos o desafio para instalar o programa e explora-lo.
Boa Sorte